Veganismo . Macrobiótica . Alimentação sem Glúten . Vida Saudável

Dicas para ser uma vegetariana feliz na gravidez – Parte I (Comportamento)


A gravidez é um momento mágico, tempo de pensar não só em si, mas também neste serzinho que está crescendo dentro de você. Por outro lado, as mamães vegetarianas sofrem algum preconceito pela sua decisão, com base na falta de informação de quem não compreende a nossa escolha de abolir do prato qualquer alimento que venha de fonte animal.

Desde que fazemos a escolha de nos tornarmos vegetarianas/veganas, a sensação é a de que estamos remando contra a maré, tendo que dar mil explicações, como se fôssemos obrigados a justificar as nossas escolhas para os mais desconhecidos habitantes do planeta.

Quando engravidamos então… Uiii.. Um mar de perguntas e questões nos colocam e, é até comum, nos pegarmos realmente com dúvidas quanto à se a nossa escolha vai fazer bem ao nosso(a) pequenino(a). Pois bem, para que não tenhamos problemas e possamos não nos questionar demais e viver de forma plena a nossa gravidez, posso vos dar algumas dicas rápidas de sobrevivência e felicidade:

1ª dica: Não se culpe por não ser igual às outras pessoas do seu meio. Nós somos únicas e temos de nos considerar assim!

2ª dica: Evite conflitos com familiares e discussões ávidas no período de gestação.. Não é o momento para convencer ninguém..

3ª dica: Leia bastante sobre alimentação…O fato de ser vegetariana não nos garante saúde, mas nos dá todas as ferramentas para nos alimentarmos de forma saudável utilizando as melhores fontes de nutrientes.

4ª dica: Mastigue bem a comida (pelo menos 50 vezes por garfada): é uma ótima técnica para nos saciarmos com menos quantidade e também ajuda na entrega de nutrientes ao nosso bebê, uma vez que a nossa digestão começa pelo olho e pela boca.

5ª dica: Evite ver vídeos e documentários que provavelmente a levaram ao veganismo.. Eu sei que é sempre bom renovarmos a nossa compaixão, mas a gravidez não é o momento certo para ficarmos assistindo violência, medo, dor e sangue..

6ª dica: Conecte-se com o seu interior e deixe o seu corpo falar por si.. Não faça o que mandam, não aja como gostariam.. Seja você mesma, sem medos, mesmo que haja preconceitos.. Escute os concelhos, mas filtre aquilo que será útil para o vosso bem-estar..

Vivam bem e sejam bons para o Planeta!

Categorias