Veganismo . Macrobiótica . Alimentação sem Glúten . Vida Saudável

Alimentação vegetariana e saúde


Eu me tornei vegana por causa dos bichos! Sim! Eu já amava meus cães e tive a experiência incrível de ter um cavalo. Mas e os demais? Poderiam sofrer para eu me alimentar? Não. Isto definitivamente teria que mudar!

A primeiro atitude, então, foi tirar os bichos e todos os derivados do meu prato Mas e agora? Passei a estudar mais sobre alimentação e fontes d proteínas vegetais que garantiriam o aporte diário necessário deste nutriente.

Existem, no entanto, outras razões para deixar de comer carne, como a proteção do meio ambiente e, é claro, a saúde e, pensando bem, esta é a segunda razão pela qual eu a e minha família não comemos nada de origem animal e eis aqui os motivos:

  • Existem diversos estudos que indicam a relação entre o consumo de carne a problemas como obesidade, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer;
  • De acordo com a macrobiótica, o consumo de carne (alimento extremamente Yang) está relacionado à necessidade de ingestão de açúcares refinados e outros alimentos extremamente Yin. Estas oscilações entre extremos Yang e extremo Yin pode produzir picos de grande atividade e concentração, mas alternam-se com momentos de grande dispersão e confusões mental e emocional;
  • O consumo de carne acidifica o pH do sangue, que é ligeiramente alcalino. Isto faz com que o organismo mobilize cálcio dos ossos e de outras fontes do corpo, na tentativa de manter os valores de pH normais;
  • Além de todos estes fatores, nosso corpo, definitivamente, não é igual ao de um animal carnívoro, começando as nossas diferenças para com eles pela digestão que se inicia na boca, à capacidade de eliminação dos restos pelo nosso intestino.

Explicadas algumas das nossas razões para uma alimentação livre de produtos animais, trataremos, então, nos textos seguintes, dos alimentos que eu e a minha família consumimos e que nos traz saúde, vitalidade e muita, mas muita alegria de viver!! Até lá!!

Vivam bem e sejam bons para o planeta!!

Categorias