Veganismo . Macrobiótica . Alimentação sem Glúten . Vida Saudável

Diário De Uma Vegana, Alana Rox, Editora Globoestilo

Livros,Sugestões / Maio 9, 2019

Alana Rox, no seu livro “Diário de uma Vegana”, desafia o leitor a uma semana de alimentação vegana, saudável e consciente. Pode parecer complicado fazer um bolo sem ovos e sem açúcar refinado, mas não é! Seguindo a lista de compras e as suas receitas, é possível comer bem e se nutrir sem qualquer ingrediente animal no prato. Por Beatriz Albuquerque

O livro Diário de Uma Vegana, de Alana Rox, é bem mais do que um livro de receitas! Nele, a autora conta um pouco da sua vida, indica utensílios indispensáveis para a cozinha, classifica especiarias e ervas de acordo com as suas funções terapêuticas, indica tempo de preparos e demolhos e ensina receitas de alimentos base.
Num primeiro momento, Alana fala de como a sua transição para o veganismo trouxe benefícios para a sua saúde. Eliminou a rinite, desapareceram as inflamações na garganta e cessou o refluxo. E tudo isso em apenas duas semanas depois de largar o leite e os derivados.

É claro que este é um livro sim de receitas, mas não é só isso. A autora desafia o leitor a passar sete dias se alimentando apenas com as suas receitas, sem nada de origem animal, é claro, para que o leitor conheça uma nova forma de se alimentar e de viver, focados no bem-estar pessoal e, como não podia deixar de ser, na compaixão para com os animais.

As receitas são organizadas por cada dia do desafio e traz o menu diário completo, do desjejum ao chá da noite, num total de 6 refeições ao dia, tudo bem explicadinho, tanto a receita, quanto a sua função e importância para o corpo.

O livro ainda inclui um “top hits”, que são receitas para além daquelas dos menus diários, que incluem fondue de queijo, sorvete de chocolate, bolo de casca de banana, iogurtes, entre outras delícias!
Todas as receitas, além de vegan, são sem glúten e saudáveis, baseando-se nos ingredientes que vêm da natureza. Segundo a autora, receitas perfeitas devem ser “incrivelmente gostosas e emocionantes. Devem ser rápidas, simples e fáceis. E, de preferência, baratas. Mas, junto a tudo isso, devem ser nutricionalmente perfeitas, equilibradas e, mais do que não fazer mal, elas devem curar e fazer bem.”

Para além das dicas de culinária e das receitas, o Diário de uma Vegana inclui também uma secção com receitas naturais para cuidados com a pele, dentes e cabelos e outra secção só para cuidados com a casa, utilizando produtos naturais para ambos. Todas estas receitas para os cuidados com o corpo e com a casa são feitas a partir de produtos simples e bem acessíveis.

É muito comum, quando passamos da vida vegetariana para o veganismo, ficarmos um pouco perdidos em relação, não só as receitas vegetarianas estritas, principalmente em se tratando de doçaria, mas também em tudo que envolva os cuidados com o nosso corpo e com a casa. Existem poucas opções de produtos veganos nestas linhas e, os que existem, ainda são bastante caros para fazer parte da nossa lista de compras recorrente. Neste livro, a autora se dedica a dar aos leitores opções simples de como “veganizar” sem gastar uma fortuna com produtos industrializados.
A autora não é médica, nem nutricionista, nem chef de cozinha, mas é uma vegana bem experiente que vale a pena ser acompanhada!!

Categorias