Veganismo . Macrobiótica . Alimentação sem Glúten . Vida Saudável

Coluna Publicada na Weggan Mag maio 2019

Artigos / Maio 20, 2019

“Para quem se identifica com a nossa filosofia, qual seja, o veganismo, é fácil entender as nossas razões.

Mas nem todos do nosso círculo familiar e de amizades compreende o porquê da nossa escolha tão “radical”, que vem a ser abolir o consumo, seja na alimentação, higiene, vestuário etc, de produtos que estejam diretamente ou indiretamente ligados à exploração animal.

Ser mãe vegana é passar pelo desafio quase que diário não só de dar explicações quanto à nossa escolha, mas também de justificar o porquê de estarmos “impondo” este modo de vida aos nossos filhos.

Vamos por partes, então:

Em primeiro lugar, toda e qualquer alimentação que se dê aos filhos é uma imposição, seja vegana ou não, uma vez que não é a criança que escolhe, ao seu livre arbítrio, o seu menu diário. Mesmo que ela tenha o direito de escolher, é sempre dentro daquilo que cada pai e mãe acreditam ser bom para a sua saúde.

Em segundo lugar, não oferecer alimentos de origem animal a uma criança, ao nosso ver, são dois atos de amor! Um ato de amor para com os animais (nossa principal motivação para o veganismo), mas também um ato de amor para com as crianças, que devem aprender a respeitar e amar os animais sem distinção de espécie.

Em terceiro lugar, diante de tantas outras fontes de proteínas que podemos encontrar no reino vegetal, não faz sentido, para nós, de todo, alimentar uma criança com pedaços de outros seres, sem falar no problema do leite e seus derivados para a saúde geral e, principalmente, dos nossos pequenos.

Ao invés de pensarmos em deixar um mundo melhor para os nossos filhos, que tal pensarmos em deixar filhos melhores para o mundo?

Explicadas algumas das nossas razões para uma alimentação livre de produtos animais, trataremos, então, nos textos seguintes, de como é a nossa vida vegana e quais os alimentos que eu e a minha família consumimos que nos traz saúde, vitalidade e muita, mas muita alegria de viver!!

Vamos falar também sobre gravidez vegana, alimentação do bebê e da criança, mitos sobre o veganismo, preconceitos, a realidade de uma mãe vegana e muito mais!! Espero que gostem!!

Vivam bem e sejam bons para o planeta!!”

Categorias